top of page

ALIMENTOS PARA MEMÓRIA: O GUIA DEFINITIVO PARA UMA MELHOR SAÚDE MENTAL

Com o avanço da idade e o crescimento do estresse em nossas vidas cotidianas, a busca por uma memória saudável e uma saúde mental equilibrada é cada vez mais comum.

Felizmente, existem vários alimentos que podem ajudar a melhorar a memória e o bem-estar mental.

Nesta página, vamos apresentar alguns dos alimentos mais eficazes e explicar como eles podem ajudar a manter sua mente clara e saudável.



LEVEDURA NUTRICIONAL




A levedura nutricional (não confundir com levedo de cerveja) é produzida a partir de um fungo inativo (C. cerevisiae) e é rica em vitaminas do complexo B, especialmente vitamina B12, que é importante para o funcionamento adequado do metabolismo e dos processos enzimáticos no cérebro.

A levedura também contém uridina, uma substância que pode melhorar os neurotransmissores, como a dopamina e a acetilcolina, reduzir as placas beta-amiloides, melhorar a qualidade do sono e fazer voltar a sensibilidade de estimulantes no cérebro.

É importante escolher uma fonte confiável de levedura nutricional, pois muitos produtos podem estar contaminados com ochratoxina A, que pode causar problemas renais.


CALDO DE OSSO


O caldo de osso é rico em glicina, um aminoácido que pode ajudar a melhorar a memória e a qualidade do sono por modular o neurotransmissor glutamato.

Alguns estudos sugerem que o caldo de osso pode ter efeitos positivos na saúde mental e física.

MORINGA OLEÍFERA




A Moringa oleífera é uma planta originária da Índia, conhecida por suas propriedades medicinais e nutricionais.

Recentes estudos apontam que a é capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde, incluindo a otimização da memória.

Contém substâncias como moringina e isotiocianato, que induzem o sistema antioxidante natural do organismo (NRF2/ARE), dando suporte à memória, sendo um excelente substituo ao broto de brócolis.

Além disso, ela também é capaz de modular o sistema de glutamato, importantíssimo para as memórias de longo prazo, a acetilcolina, entre outras vias.



COGUMELO JUBA DE LEÃO


Os cogumelos são outros alimentos que podem ser considerados verdadeiros aliados da memória.

Estudos mostram que eles possuem propriedades neuroprotetoras, reguladoras de neurotransmissores, anti-inflamatórias, antioxidantes e até mesmo efeitos diretos na capacidade de memorizar.

Embora o cogumelo mais conhecido para essa finalidade seja a juba de leão o qual induz a neurotrofina (NGF) facilitando memorização de longo prazo, vários outros também são estudados e podem ser utilizados no dia a dia, como Reishi, Cordyceps, Shitake e Chaga.



ABACATE



As gorduras boas são fundamentais para uma boa saúde mental, pois ajudam a manter a integridade cerebral e a prevenir doenças como o Alzheimer.

O Abacate, assim como o azeite é rico em ômega-9 (ácido oleico), capaz de ativar uma proteína chamada TLX, favorecendo proliferação celular e neurogênese.

Claro que não poderíamos deixar de citar as nozes, rica em nutrientes antioxidantes, podem otimizar memória e cognição com o consumo de 30gr/dia.

O ômega-3 de peixes gordos como o salmão, além de facilitar neurotransmissão, comunicação celular e performance cognitiva, quando rico em EPA combate depressão.


No entanto, consuma estas gorduras com moderação.

CORAÇÃO DE GALINHA

Os alimentos miúdos, principalmente coração de galinha e fígado bovino, são uma excelente fonte de COQ10, nutriente essencial para energia cerebral, além e ricos em ferro e complexo B.

É importante lembrar que esses alimentos são contraindicados para pessoas com gota ou ácido úrico elevado, pois são ricos em purinas.


FARINHA DE BANANA VERDE

A farinha de banana verde é rica em amido resistente, é uma excelente fonte de ácido butírico, que é produzido pelo intestino quando consumido.

Este ácido graxo de cadeia curta (SCFA) tem vários benefícios para a saúde mental, incluindo fornecer energia imediata para o cérebro e melhorar a memória.

Além disso, o butirato também pode modificar respostas epigenéticas no cérebro (HDACSi), o qual possui diversos benefícios, incluindo aumentar o número de sinapses no hipocampo e combater a depressão.


ÁGUA RICA EM HIDROGÊNIO MOLECULAR (H2)


A água com hidrogênio molecular (H2) é uma fonte poderosa de energia para o cérebro e para o corpo como um todo.

Os estudos sugerem que a água H2 pode ajudar a melhorar a neurogênese, aliviar o estresse, melhorar o humor e até mesmo combater doenças graves, como Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral.

No entanto, é importante escolher com cuidado a fonte de H2, pois alguns filtros ionizadores/ filtros de água alcalina e máquinas baratas possuem materiais de baixa qualidade podendo contaminar a água.


NATTÔ


É uma espécie de soja fermentada, Rico em poliaminas, spermidina, lecitina, vitamina k.

É considerado um dos mais poderosos alimentos que existem, sendo capaz de diminuir o declínio cognitivo melhorando a memória



GELÉIA REAL

É uma secreção feita pelas abelhas trabalhadoras que irá alimentar a rainha, possui um excelente efeito para aumento de energia e dopamina, melhora da memória, e até mesmo prevenção do Alzheimer.

Alérgicos aos produtos da abelha devem ficar atentos com o consumo deste.




E se eu te dissesse que, o que você acabou de aprender sabe sobre alimentos para a memória é apenas a superfície, uma gota no oceano da sabedoria que você pode ter no meu novo projeto Mapa do Foco?



Já imaginou como seria ter um cérebro que funciona como uma máquina de alta performance? Um lugar onde sua memória é tão afiada quanto a lâmina de um bisturi e seu FOCO é tão intenso quanto o raio laser?


Pois bem, isso pode ser possível com o Mapa do Foco.

Nele terá acesso a informações precisas, incríveis e completas sobre como alimentar sua mente e alma para obter resultados surpreendentes.


Além de descobrir os melhores alimentos para a mente, você aprenderá técnicas especiais e gratuitas e terá acesso a informações valiosas sobre os melhores e mais seletos Nootrópicos do mundo para o foco.



Mas não só de palavras vivemos, certo? Por isso, deixo aqui um depoimento de alguém que experimentou os resultados incríveis destes conhecimentos:



Felipe buscava por alternativas eficientes para o TDAH e com as estratégias otimizadas, conseguiu melhorar sua saúde, seu desempenho físico e mental, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e profissional.


Ficou interessado? Clique aqui abaixo se quer saber mais:




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Natto

Spermidine-triggered Autophagy Ameliorates Memory During Aging


Geléia Real

Effect of Royal Jelly on Spatial Learning and Memory in Rat Model of Streptozotocin-Induced Sporadic Alzheimer's Disease


Farinha de Banana Verde:

Association of the Gut Microbiota with Cognitive Function in Midlife


Hidrogênio Molecular (H2)

  • Hydrogen-Rich Saline Improves Memory Function in a Rat Model of Amyloid-Beta-Induced Alzheimer's Disease by Reduction of Oxidative Stress

  • The Role of Hydrogen in Alzheimer’s Disease

  • Redox Effects of Molecular Hydrogen and Its Therapeutic Efficacy in the Treatment of Neurodegenerative Diseases

  • Consumption of Molecular Hydrogen Prevents the Stress-Induced Impairments in Hippocampus-Dependent Learning Tasks During Chronic Physical Restraint in Mice

Levedura Nutricional

  • Dietary Uridine Enhances the Improvement in Learning and Memory Produced by Administering DHA to Gerbils

  • https://supplements.selfdecode.com/blog/uridine/

Caldo Osso:

Glycine Ingestion Improves Subjective Sleep Quality in Human Volunteers, Correlating with Polysomnographic Changes


Moringa Oleifira:

Moringa Oleifera Leaf Extract Upregulates Nrf2/HO-1 Expression and Ameliorates Redox Status in C2C12 Skeletal Muscle Cells


Effects of Moringa Oleifera on Working Memory: An Experimental Study with Memory-Impaired Wistar Rats Tested in Radial Arm Maze

Cogumelos:

Therapeutic Potential of Culinary-Medicinal Mushrooms for the Management of Neurodegenerative Diseases: Diversity, Metabolite, and Mechanism


Coração de Galinha

Coenzyme Q10: The Essential Nutrient


Gorduras Boas:

  • Oleic Acid, a Key to Activating the Brain’s ‘Fountain of Youth’

  • Beneficial Effects of Walnuts on Cognition and Brain Health

  • Impact of Omega-3 Fatty Acid Supplementation on Memory Functions in Healthy Older Adults


Comentários


Conheça os melhores suplementos para energia e perfomance cognitva. 

15.png
bottom of page