JEJUM INTERMITENTE - O PROTOCOLO
O Jejum Intermitente é um protocolo de como comer, uma forma de alimentação. Ele não define quais alimentos, quantidades de calorias e macronutrientes que irá ingerir no dia. Isso é a sua programação dietética e objetivo que definem.
Como funciona o jejum? Existem várias vertentes, vou explicar sobre a que eu pratico, que conheci através de Martin Berkham. A qual você fica de 16 a 20 horas em jejum, chamada de undereating, que inclui o período de sono, e tem um período de 4 a 8 horas de alimentação, over-eating. Pode ser feita uma fase de adaptação, começando com um jejum menor de 12 a 14 horas, e com o tempo ir prologando.
Durante o jejum, beba bastante água, pode beber, café, chás, limonada (é ótimo nesse calor) sem açúcar e com adoçantes naturais, como stevia ou taumatina. Para os iniciantes podem até comer vegetais com bastante fibras na adaptação (pesquise vegetais crucíferos), pois até 50 kcal ainda mantem o jejum (não há uma grande elevação da insulina). Cafés com gorduras, manteiga e etc quebram sim o jejum, esta não é dieta cetogenica! Bom, mas pra quem prefere também é possível de conciliar com o Jejum Intermitente.
Quem pode fazer o jejum? Homens, mulheres, pessoas com diabetes, hipertensão... O jejum é altamente indicado para melhoria de diversas patologias (vou falar mais detalhado em breve), além de ser ótimo para perda de gordura e ganho de massa magra. Sim, também pode-se obter bons ganhos e sem modificar praticamente o percentual de gordura. E sobre os protocolos? Veja mais detalhes no vídeo.