top of page

Testosterona ALTA e Libido BAIXA

Recentemente vi um vídeo do Paulo Muzy respondendo ao DR. Rômulo Jogaib sobre o assunto Libido e eixo hormonal (GRNH, LH, etc...).

A princípio não iria responder, mas, como o assunto envolve o tema que venha abordando nos últimos tempos acredito que um esclarecimento a respeito isso seja interessante.

Muzy em seus vídeos fez duas alegações, as quais responderei de forma simples:

1) O uso de testosterona exógena poderia:

1-A) Causar feedback negativo em receptores androgênicos;

1-B) Inibir o eixo HPT, desta forma, diversos outros hormônios esteroidais não poderiam ser formados.

2) E como se poderia abordar um caso de um paciente com Testosterona alta e libido baixa simultaneamente, seria isso um feedback negativo de receptores androgênicos?

RESPOSTAS:

1-) Sobre a questão de Downregulation de receptores, ou se estes ficam na membrana, citoplasma, etc.. deixo essa discussão para quem gosta do assunto.

A única coisa que saliento é que, não há como o seu organismo deixar de produzir hormônios oriundos da cascata hormonal, mesmo com GNRH inibido, por exemplo:

DHEA –

O DHEA pode ser estimulado pelo ACTH na cascata hormonal, formado através da Pregnenolona, embora seja raro pessoas com DHEA elevado com o GNRH suprimido, já vi casos de ACTH elevado com DHEA elevado mesmo em usuário de anabólicos, o que condiz com a fisiologia.

Lembrando que o DHEA liga-se a vários receptores não androgênicos. Achar que sua função é unicamente androgênica, seria um erro, ou seja, mesmo se houvesse um Downregulation dos receptores citados, o DHEA ainda assim estaria funcionante.

Se o ACTH pode estar elevado independente do GNRH, significa que formou-se através da Clivagem do POMC (Pró Ópio Melancortina), se o POMC está sendo clivado nestas condições, formará também o MSH, gerando o A-MSH que ao se ligar a receptores de melancortina (por exemplo ao MC4R), irá gerar LIBIDO (independente do Gnrh), falaremos mais a respeito na resposta n° 2.

CORTISONA E ALDOSTERONA- Basta pegar um exame de um usuário de anabólicos, você até poderá encontrar baixos níveis de Cortisona, porém no geral, níveis adequados de Aldosterona.

Se existe a Aldosterona é porque existiu Progesterona.

Se existiu Progesterona é porque existiu a conversão do Colesterol à Pregnenolona.

Obs: A Aldosterona pode ser estimulada não apenas pelo ACTH, mas também pelo sistema renina angiotensina, níveis de potássio, etc...

A CORTISONA está muitas vezes baixa, porém devido a diversos outros motivos que não se concernem à inibição de (GNRH/LH), afinal de contas você pode encontrar muitos casos de Alto Cortisol em pacientes em ciclos de esteróides anabólicos.

Vamos pensar, estes hormônios são importantíssimos ao organismo e VITAIS.

Se dependêssemos de uma única via (Gnrh/LH) para produção dos mesmos estaríamos ferrados, ainda bem que possuímos NÃO APENAS O LH e o ACTH, mas também outras,... UFA.

Sei que meu amigo André Zuccaro possui uma opinião diferente em relação à isso, respeito totalmente, apenas tenho uma visão oposta.

2-) Não podemos atribuir a falta de Libido seja da inibição de receptores androgênicos, ou do GNRH, isso seria um reducionismo.

Para quem viu meu vídeo sobre libido, segue o VÍDEO:

Sabe que existe um complexo mecanismo e interplay entre diversas vias que controlam o desejo sexual, entre elas:

-Noradrenalina

-Ocitocina

-Hormônio estimulante de alfa melanócitos.

-Orexina

-Óxido nítrico

-Hormônios sexuais (Andrógenos, Estrógenos)

-Serotonina

-Opiáceos

-Endocanabinóides

-Cortisol

-Prolactina

-Progesterona

-Etc...

Como estes hormônios, peptídeos e vias se organizam seja para (estimular ou inibir) o desejo sexual você pode conferir em meu vídeo a respeito, ou aguardar meu ebook a respeito.

O fato é que, no frigir dos ovos, o mecanismo principal induzido pelos elementos acima citados é o aumento da Dopamina e sua Potencialização através do Glutamato em diferentes núcleos cerebrais como:

-Núcleo accumbens

-Núcleo pré-óptico medial

-Área ventral tegmental

-Núcleo ventromedial hipotalâmico

-Etc,...

Ora, sabendo que o mecanismo principal para o aumento do desejo é então o aumento do sistema dopaminérgico/ Glutamatérgico, afirmar que que uma queda de libido mesmo com testosterona alta é oriunda de downregulation de receptores androgênicos e ou, inibição do eixo GNRH, implica em dizer que, estes sistemas são controlados exclusiva ou majoritariamente através de vias hormonais, com foco nos andrógenos.

ISSO NÃO É VERDADE.

Pense comigo por um segundo, a DOPAMINA tem diversas funções no organismo seja dentro ou fora do sistema nervoso central, como:

-Sistema de recompensa

-Libido

-Formação de hábitos

-Ações cognitivas

-Controle pressão arterial (Aldosterona)

-Motilidade do trato gastrointestinal

-Vasodilatação

-Função renal

-Olfato

-Visão

-Regulação hormonal (Pode aumentar o LH e restaurar um eixo inibido a depender de qual receptor age).

Devido tamanha importância, o sistema dopaminérgico e Glutamatérgico mantêm-se intactos mesmo com GNRH suprimido.

UÉ PADA, ENTÃO POR QUAL MOTIVO SE TEM LIBIDO BAIXA COM TESTOSTERONA ALTA?

A testosterona e andrógenos são sim importantíssimos para uma melhora da libido, porém seu desequilíbrio atrapalhará o quadro, no meu vídeo eu falo da importância do equilíbrio entre o estradiol e testosterona para melhora do desejo sexual.

As causas mais prováveis que, um usuário de esteroides pode ter baixa libido são:

-Aumento agudo da neurotransmissão dopaminérgica, o que favorece a libido QUANDO VOCÊ COMEÇA A USAR, mas depois com o tempo (uso crônico) ocorre uma menor expressão desta, principalmente no Núcleo Accumbens;

-Diminuição de receptores 5HT1B, permitindo uma inibição Gabaérgica mais forte da Dopamina na área ventral tegmental;

-Modulação dos receptores Kappa opiáceos, permitindo o aumento da Dinorfina, esta responsável por sintomas de disforia (Inquietude, ansiedade, depressão), por bloquear a ação de dopamina no Núcleo Accumbens;

-Aumento da Substância P- Atua não somente nas respostas a dor, mas também no eixo de ansiedade;

-Mudança da neurotransmissão serotoninérgica - Existe uma coisa chamada eixo Noradrenalina/Serotonina, um controla o outro para manter homeostase, uma deficiência em alguns destes neurotransmissores influencia diretamente o outro.

Vale salientar também que a serotonina é bifásica, no geral tende a diminuir a dopamina, mas, a depender do receptor ativado no Rafe dorsal pode estimulá-la.

Lembre-se que a Noradrenalina está envolvida também nos processos de libido.

-Diminuição dos receptores NR1, atrapalhando a neurotransmissão glutamatérgica;

-Downregulation dos receptores D2 Geralmente estes receptores são diminuídos em pessoas viciadas, e, arrumá-los é essencial para tratar vícios, falarei a respeito em meu material sobre vício de drogas e NO FAP.

Doses equilibradas de testosterona junto ao estradiol por sua vez, são ótimas para regular tais receptores.

*Não estou incluindo aqui, diversos outros quadros hormonais e patológicos que influenciam direta e negativamente na libido: Prolactina alta, Hipotireoidismo, uso de medicamentos, infecções, problemas psicológicos, etc... para isso veja meu vídeo.

ATENÇÃO- Isso explica o motivo que muitas pessoas ficam com o psicológico abalado em ciclos de esteroides anabolizantes, enquanto na modulação hormonal correta, só tende a trazer benefícios.

COMO RECUPERAR A LIBIDO DO PACIENTE DO MUZY?

Obviamente que trazer um equilíbrio hormonal à seu paciente (relação Testosterona/estradiol/Prolactina/etc...), ajudará muito, mas, conforme dito anteriormente, a única forma de fazer dar certo é entender o mecanismo de ação de cada uma das vias citadas e intervir de uma forma inteligente.

Conclusão:

FALTA DE LIBIDO NÃO PODE SER TOTALMENTE ATRIBUÍDA AO DOWNREGULATION DE RECEPTORES ANDROGÊNICOS OU INIBIÇÃO DE LH.

VOCÊ PODE TER ALTISSIMA TESTOTERONA E BOA LIBIDO OU BAIXÍSSIMA TESTO E BOA LIBIDO, O BURACO É MAIS EMBAIXO.

Simples assim.

Conheça os melhores suplementos para energia e perfomance cognitva. 

15.png
bottom of page